PortuguêsEnglishEspañolFrançaisDeutsch

Sobre o PPGEA

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da universidade Federal do Ceará possui áreas de concentração em Irrigação e Drenagem, Manejo e Conservação de Bacias Hidrográficas no semiárido e Engenharia de Sistemas Agrícolas é oferecido pela Universidade Federal do Ceará em nível de Mestrado e de Doutorado.

O Mestrado foi iniciado em 1975, tendo como sede o Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Durante esse período mais de 200 mestres em Irrigação e Drenagem foram formados com o apoio do CNPq, da CAPES, da FUNCAP, e muitas outras agências de fomento à pesquisa (FINEP, BNB, BID, Ministério da Agricultura, Ministério do Meio Ambiente, dentre outras).

A maioria dos mestres formados atua na gestão dos recursos hídricos, no manejo da irrigação em áreas públicas e privadas, no ensino e na pesquisa em diversas partes do país, especialmente no Estado do Ceará, conforme foi constatado no LEVANTAMENTO DE DADOS DOS 30 ANOS DO PROGRAMA. Além disso, importantes instituições públicas estaduais (CENTECs, EMATERCE, COGERH, SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS) e Federais (DNOCS, CODEVASF, EMBRAPA, UNIVERSIDADES, ESCOLAS AGROTÉCNICAS) tiveram contribuição do programa para formação dos seus quadros técnico-científicos.

Nos últimos anos, o programa passou por uma profunda renovação do quadro de professores, egressos de universidades do Brasil (ESALQ, UNICAMP e UNESP) e do Exterior (Tennessee, Califórnia e Arizona). O processo de formação e renovação do quadro de professores propiciou o aparecimento de novas linhas de pesquisa relacionadas com a agricultura no semiárido nordestino.

O doutorado foi credenciado pela CAPES na última avaliação trienal (2007), e obteve conceito 5 (escala de 1 a 7), conceito considerado como Excelência Nacional